ESTILO MINIMALISTA

Atualizado em 08/08/2023 11:36:45


“Menos é mais” é o pressuposto do minimalismo. Assim como no estilo de vida, onde o minimalismo impõe a redução dos níveis de consumo, ou seja, um consumo racional consciente na decoração, consiste em ornamentar com uma restrição de elementos, sejam arquitetônicos ou decorativos. 

Além da ausência dos elementos decorativos, também, observa-se uma simplicidade do mobiliário. Consiste em uma decoração moderna com linhas limpas e retas.

Neste estilo, busca-se a valorização da comodidade e do conforto através da satisfação do que o consumo não compra.

Devido ao menor número de mobiliário, visto a valorização da praticidade e essencialidade, deve-se refletir, tranquilamente, sobre cada um, no momento da escolha, pois estes, além da funcionalidade desejada, devem contribuir para a beleza e harmonização do ambiente.

As cores costumam ser suaves e neutras, porém, nem sempre, visto que a combinação preto e branco é um clássico, usado também, no minimalismo.

Usa-se muita iluminação, preferencialmente natural e, seguindo o mesmo estilo de vida, são frequentes, as fibras naturais nos tecidos e tapetes.

Para a decoração, o ideal é investir em boas peças e produtos duráveis com qualidade.

Para as fechaduras e ferragens, opte por conjuntos com linhas retas que conferem ao ambiente um ar contemporâneo. Acabamentos cromados ou escovados combinam perfeitamente com esta decoração, e ainda, o acabamento black é muito bem recebido. 

Combinações de acabamento no mesmo conjunto, como o modelo Lemy produzida em aço inox, com manípulo em madeira ou, o modelo Mobile, produzida em latão e madeira, trarão um toque de graciosidade.

Na linha black, recomendamos o modelo Altz no acabamento PP ( pintura preta ) com XE (inox escovado).

Outro item muito empregado dentro deste estilo é o puxador para arquitetura. Especialmente os puxadores com medidas maiores e linhas retas ou alongadas, disponíveis em todos os acabamentos.

A decoração minimalista longe de ser fria ou apática pode ser muito interessante quando bem pensada e empregando elementos que agreguem charme e sofisticação. Apesar de não haver excessos, nada impede de se ornar com um elemento decorativo que traga uma personalidade ao ambiente.