RETROFIT

Atualizado em 25/10/2022 15:30:30


Retrofit é um termo, em língua inglesa, para designar reformas em equipamentos, tornando-os mais modernos ou, dentro das normas legais. Na arquitetura, sugere recuperação de prédios antigos sem perder seu estilo arquitetônico. Este termo vem sendo muito utilizado por arquitetos, engenheiros e decoradores para uma revitalização. Problemas de infraestrutura e segurança são solucionados com o retrofit, tornando o ambiente mais moderno sem retirar elementos originais históricos.

No Brasil, em 2011, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável pela normalização e desenvolvimento técnico brasileiro, publicou a última revisão da NBR 14913, normatizando os requisitos mínimos para fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento de fechaduras de embutir a  serem empregadas em portas de edificações.

As melhores indústrias brasileiras, comprometidas com a segurança e qualidade produzem fechaduras atendendo a todos os requisitos estabelecidos.

E o que isto impacta ? Na norma estão previstos padrões de desempenho visando uma maior durabilidade do produto. Na prática, uma segurança maior para o consumidor.

Estes preceitos fornecem subsídios para o especificador escolher o melhor produto para a substituição, garantindo um upgrade desejado. 

emos visto inúmeros retroflits em imóveis históricos, onde se faz necessário, adequá-los a uma maior segurança, melhorando a infraestrutura e visando evitar sinistros, como por exemplo,  incêndios. Lembrando que, a fechadura é primordial para o trancamento das portas, mas também, deve funcionar, acertadamente, para o destravamento, assegurando o bom funcionamento das rotas de fuga do imóvel.

Notamos, ainda, a substituição das fechaduras, não só para segurança pessoal, mas para maior proteção à segurança patrimonial.

Muitos deles abrigam peças com valor histórico inestimável e, assim, como o patrimônio pessoal, faz-se necessário preservar o patrimônio histórico cultural.

Tudo isto tem nos mostrado que é perfeitamente possível modernizar, melhorar a qualidade do imóvel e sua segurança, preservando a identidade histórica de nossa cultura.

entre tantos modelos, destacamos a Lily, Duero, Vert2 e Mobia que combinadas com os acabamentos desejados conferem um certo ar retrô aos retroflits.